quarta-feira, 21 de novembro de 2018

1) PALAVRAS PERSUASIVAS DE ELOQUÊNCIA (vs. 4-7)


1) PALAVRAS PERSUASIVAS DE ELOQUÊNCIA (vs. 4-7)

A primeira coisa que marcou esses falsos mestres foi um grande espetáculo da eloquência humana. Paulo diz: “E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas”. A eloquência é a arte de usar a linguagem para agitar as emoções. Os gregos ficaram particularmente impressionados com isso (At 12:21-22). A eloquência em si não é necessariamente má (At 18:24). O perigo está em usá-la com um objetivo para promover pontos de vista errôneos e propósitos heréticos para atrair pessoas após si mesmo. Paulo advertiu os Romanos sobre este perigo, afirmando que com “suaves palavras e lisonjas” os homens com segundas intenções “enganam os corações dos símplices [desavisados – JND]” (Rm 16:18). As almas não-estabelecidas são muitas vezes influenciadas por frases de efeito que parecem espirituais, achando que eloquência é espiritualidade. Um exemplo disso são os cultos atuais na profissão Cristã. Suas doutrinas malignas são geralmente envolvidas em um belo exterior de palavras lisonjeiras. Aqueles que ensinam esse tipo de “erro sistematizado” (Ef 4:14 – JND) frequentemente terão um comportamento atraente, e isso também pode ser enganador. “Himeneu” (“canção de casamento”) e “Fileto” (“amado”) são exemplos disso (2 Tm 2:17). O significado de seus nomes sugere que esses homens tinham personalidades doces e amáveis – mas, na verdade, eles estavam derrubando a fé dos santos com suas doutrinas errôneas! H. E. Hayhoe disse apropriadamente: “Cuidado com homens simpáticos; amem homens fiéis”.
V. 5 – Paulo se regozijou ao saber que os colossenses continuavam na verdade. Ele disse que isso era evidente ao estar “vendo” sua “ordem” e a “firmeza” de sua “fé em Cristo”. Esse fato prova que os colossenses não haviam engolido as doutrinas espúrias que lhes estavam sendo apresentadas. No entanto, eles estavam em perigo, e isso era uma preocupação para Paul.

O remédio

Vs. 6-7 – Como mencionado, com cada laço que o inimigo colocaria no caminho para fazer o crente tropeçar, Paulo dá um antídoto apropriado que satisfaria essa sedução em particular. Seu remédio para o discurso persuasivo daqueles que os afastaria depois de estranhas doutrinas era: “Como, portanto, recebestes o Cristo, Jesus o Senhor, assim n’Ele andai, arraigados, e edificados n’Ele, e assegurados na fé, tal como fostes instruídos, abundando nisso com ações de graças” (JND). Isto é, deviam permanecer com as coisas que eles sabiam e tinham sido “ensinadas” e “andar” nelas. “Como” eles haviam começado, assim deveriam continuar. Em vez de procurar por uma nova verdade, eles deveriam estar “arraigados e edificados” na verdade que receberam e ser “assegurados” dela. “Arraigados” está o tempo passado, mas “edificados” está o tempo presente. Assim, Paulo quer que sejam edificados no que lhes foi dado. Eles não deveriam deixar ninguém atraí-los, independentemente de quão persuasivo fosse seu discurso. (Veja Gl 1:8-9.) Eles precisavam entender que haviam recebido todos os tesouros da verdade no Mistério; não havia maior verdade para dar. É o suficiente para preencher e satisfazer nossos corações e mentes, e causar em nós muitas “ações de graças”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário