A Escrita da Epístola
Paulo não foi o instrumento
pelo qual a assembleia de Colossos foi formada. Muitos dos colossenses nunca
tinham visto seu rosto (Cl 2:1). Como a assembleia em Roma, a assembleia em
Colossos tinha sido estabelecida por meio dos trabalhos de outros servos do
Senhor. A assembleia colossense foi provavelmente o fruto dos trabalhos de
Epafras (Cl 1:7; 4:12-13) que podem ter sido salvos por meio de Paulo em algum
momento anterior (At 19:10).
Não nos é dito por que
Epafras estava em Roma com Paulo. Ele poderia ter ido lá para informá-lo do
problema em relação ao ensino novo e falso que estava circulando na área
colossense e para buscar o conselho de Paulo. Tudo o que sabemos é que Epafras
de alguma forma acabou preso em Roma e foi um “companheiro de prisão” com Paulo (Fm 23). Isso explica por que
Tíquico levou a carta aos colossenses, e não Epafras (Cl 4:7-8). Parece que a
epístola foi escrita em resposta ao pedido de ajuda de Epafras. Já que Paulo
sabia que Epafras era são na verdade, ele recomendava a ele e ao seu ministério
pelos colossenses como algo a se prestar a atenção (Colossenses 1: 7).
Como a epístola aos Filipenses,
também não há citações do Velho Testamento nesta epístola. Paulo pode ter
evitado citá-lo porque a assembleia de lá era composta principalmente de
gentios convertidos e, naturalmente, eles não estariam familiarizados com eles.
Ou, pode ter sido porque havia uma forte presença judaica entre os místicos que
estavam tentando ganhar terreno entre os colossenses, e eles poderiam ter
interpretado tais citações como sendo a aprovação de Paulo em que se guardasse a
lei.
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