sexta-feira, 16 de novembro de 2018

A Escrita da Epístola


A Escrita da Epístola

Paulo não foi o instrumento pelo qual a assembleia de Colossos foi formada. Muitos dos colossenses nunca tinham visto seu rosto (Cl 2:1). Como a assembleia em Roma, a assembleia em Colossos tinha sido estabelecida por meio dos trabalhos de outros servos do Senhor. A assembleia colossense foi provavelmente o fruto dos trabalhos de Epafras (Cl 1:7; 4:12-13) que podem ter sido salvos por meio de Paulo em algum momento anterior (At 19:10).
Não nos é dito por que Epafras estava em Roma com Paulo. Ele poderia ter ido lá para informá-lo do problema em relação ao ensino novo e falso que estava circulando na área colossense e para buscar o conselho de Paulo. Tudo o que sabemos é que Epafras de alguma forma acabou preso em Roma e foi um “companheiro de prisão” com Paulo (Fm 23). Isso explica por que Tíquico levou a carta aos colossenses, e não Epafras (Cl 4:7-8). Parece que a epístola foi escrita em resposta ao pedido de ajuda de Epafras. Já que Paulo sabia que Epafras era são na verdade, ele recomendava a ele e ao seu ministério pelos colossenses como algo a se prestar a atenção (Colossenses 1: 7).
Como a epístola aos Filipenses, também não há citações do Velho Testamento nesta epístola. Paulo pode ter evitado citá-lo porque a assembleia de lá era composta principalmente de gentios convertidos e, naturalmente, eles não estariam familiarizados com eles. Ou, pode ter sido porque havia uma forte presença judaica entre os místicos que estavam tentando ganhar terreno entre os colossenses, e eles poderiam ter interpretado tais citações como sendo a aprovação de Paulo em que se guardasse a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário