Quatro perigos espirituais
Paulo se concentra em quatro
principais perigos espirituais que afastam a pessoa da verdade do Mistério – se
ele não for cuidadoso. Esses são:
- Palavras persuasivas de eloquência (vs. 4-7).
- Racionalismo filosófico (vs. 8-15).
- Ritualismo judaico (vs. 16-17).
- Misticismo Oriental (vs. 18-19).
Mesmo que esses erros variem
e sejam diferentes em natureza, eles se referem à mesma classe de ensinadores que estavam
corrompendo os santos com suas doutrinas espúrias. H. Smith disse: “Será notado
que nenhum desses males são as coisas grosseiras do mundo, mas sim coisas que
atrairiam o intelecto e o lado religioso da natureza do homem e, portanto, são
coisas que são uma armadilha especial para o Cristão” (The Epistles to the Colossians, pág. 30). Essa série de armadilhas
espirituais serve para nos lembrar que não devemos subestimar o poder e o
engano do diabo. Novamente, usando a tipologia na conquista de Canaã por
Israel, se o capítulo 1:15-22 dá uma visão do Capitão do exército do Senhor, e
capítulo 2:2-3 corresponde à herança de Canaã, capítulo 2:4-19, que estamos
prestes a olhar, nos daria uma visão dos inimigos na terra. Os cananeus correspondem
aos vários tipos de maldade espiritual que o crente encontra “nos lugares celestiais” (a esfera
reino da atividade espiritual – Ef 6:12).
Olhando para estas quatro
coisas, vemos que toda a intenção do inimigo de nossas almas poderia ser
resumida na frase: “E não segundo Cristo”
(v. 8). Verdadeiramente, o lema do diabo é: “Qualquer coisa menos Cristo”. É significativo que Paulo comece
cada um destes quatro avisos com: “para
que ninguém” ou “Ninguém..” (vs.
4, 8, 16, 18). Isso mostra que o diabo não só usa os seus anjos e os elementos
do mundo, mas também os homens para fazer o seu trabalho maligno. Também é
significativo que, enquanto ele usa esses agentes, ele não pode usar qualquer
coisa que é “segundo Cristo”; essas
coisas não se encaixam em seu programa maligno (v. 8).
Cada uma dessas quatro coisas
que o inimigo introduziria por meio de homens astutos é seguida por um antídoto
apropriado, que, se ele fosse ouvido, preservaria os santos dessas seduções.
Como já mencionado, a resposta para todas essas intrusões é saber o que temos
em Cristo e andar n’Ele. É nossa grande salvaguarda.
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