sexta-feira, 16 de novembro de 2018

AS GLÓRIAS DO FILHO EM QUEM TEMOS A REDENÇÃO


AS GLÓRIAS DO FILHO EM QUEM TEMOS A REDENÇÃO

Vs. 15-22 – Como mencionado anteriormente, os santos colossenses precisavam entender a plenitude que reside em Cristo. Se eles pudessem ver que tudo o que precisavam estava n’Ele, não pensariam em procurar em nenhum outro lugar o que preencher suas necessidades espirituais. Isso os livraria de dar ouvidos aos instrutores místicos que circulavam em sua região.
Tendo nos apresentado ao Filho em Seu relacionamento com o Pai – sendo o objeto do afeto de Seu Pai – Paulo agora se ocupa da glória do Filho, de modo que Ele se tornaria o grande Objeto dos afetos de nossos corações também. Quem então é “o Filho do Seu amor” em Quem temos a redenção? Sob a direção do Espírito Santo, Paulo responde a isso com uma grande apresentação da Pessoa e obra de Cristo. Em uma tentativa de acrescentar verdade aos santos em relação a Cristo, os místicos realmente haviam diminuído Sua glória com declarações de pura blasfêmia. Paulo, por outro lado, coloca diante de nós as glórias de Cristo e magnifica a grandeza de Sua Pessoa. Isso confirma a velha máxima de que todo ministério verdadeiro que vem de Deus exaltará a Cristo.
Usando a tipologia na conquista da terra de Canaã por Israel, temos diante de nós, nesta próxima série de versículos, o antítipo da visão que Josué viu do “Príncipe do Exército do Senhor” (Js 5:13-15). Este glorioso e poderoso Capitão encontrou Josué em Jericó e anunciou que Ele havia vindo para levar os filhos de Israel à sua herança prometida em Canaã. Da mesma forma, nesta passagem nos é dado um vislumbre da gloriosa Pessoa de Cristo como aqu’Ele que conduz os santos ao conhecimento e gozo de sua porção celestial de bênção – da qual Canaã é um tipo. Com uma Pessoa tão grande antes dele, Josué “se prostrou sobre o seu rosto na terra, e O adorou”. O Capitão lhe disse: “Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo”. Da mesma forma, quando tocamos o assunto da Pessoa de Cristo, como fazemos neste capítulo, precisamos nos lembrar de que nós também estamos em solo sagrado, e ser cuidadosos com como lidamos com essa grande assunto. Este capítulo é um dos três primeiros capítulos em nossas Bíblias que magnificam as glórias da Pessoa de Cristo – João 1, Colossenses 1 e Hebreus 1.
Paulo dirige nossa atenção para a glória de Cristo de três maneiras: em relação a Deus, em relação à criação e em relação aos crentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário