Duas Visões Diferentes do Homem na Carne nas Epístolas de Paulo
A condição caída do homem é
vista de duas maneiras diferentes nas
epístolas de Paulo:
- Em Colossenses e Efésios, o homem é visto como morto em seus pecados (Ef 2: 1-3; Cl 2:13).
- Em Romanos e Gálatas, o homem é visto como vivo em seus pecados (Rm 1:32; Gl 1:4).
Além disso, em Romanos, o
próprio Cristo é visto como vivo na Terra,
“nasceu da descendência de Davi segundo
a carne, Declarado Filho de Deus em poder” (Rm 1:3-4). Enquanto que em Colossenses
e em Efésios, Cristo é visto como morto,
e o poder de Deus foi aplicado a Ele ao ressuscitá-Lo dentre os mortos e
colocá-Lo à Sua própria direita (Ef 1:19-21; Cl 1:18, 2:12).
O remédio para a dupla
condição caída do homem é encontrado em Cristo de duas maneiras – em Sua morte e em Sua ressurreição. Na visão de
Romanos sobre o homem, o homem é visto vivendo na Terra como um pecador culpado.
Ele é tão afetado pela desordem de seus pecados e pelo domínio de sua natureza
pecaminosa, que ele não tem poder para parar o curso pecaminoso de sua vida. O
modo de Deus libertá-lo de sua condição lastimável é matá-lo. Esta é a linha da
verdade que é desenvolvida em Romanos. A morte de Cristo é trazida (e a
identificação do crente com isso) como o remédio para essa condição. Cristo
morreu e derramou Seu sangue (Rm 3:25, 4:25, 5:6-8) para tirar os pecados do
crente, mas também para judicialmente colocar um fim ao pecador diante de Deus,
e assim quebrando seu vínculo com aquela condição em que ele vive (Rm 6:1-11;
Gl 2:20). Mas na visão de Efésios do homem, o homem é visto como morto em
delitos e pecados (Ef 2:1), e o remédio para ele é encontrado no poder de Deus
que ressuscitou Cristo dos mortos, trabalhando para vivificá-lo juntamente com
Cristo (Ef 2:5). Assim, ele é libertado do estado de morte espiritual pelo qual
ele foi mantido. A epístola aos Colossenses na verdade tem ambos os aspectos
(Cl 211-13).
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