quarta-feira, 21 de novembro de 2018

2) RACIONALISMO FILOSÓFICO (vs. 8-15)


2) RACIONALISMO FILOSÓFICO (vs. 8-15)

A segunda coisa perigosa que marcou esses falsos mestres foi o racionalismo filosófico. Isto é, o uso do raciocínio humano nas coisas divinas. Filosofia significa “o amor do conhecimento”. Não é errado querer conhecimento; Paulo orou pelos santos para esse fim no capítulo 1:9. O perigo é procurá-lo à parte das revelações que Deus deu pelos apóstolos e profetas do Novo Testamento. Isso é exatamente o que esses falsos mestres estavam fazendo. Eles tentaram adicionar filosofia ao evangelho, mas foi apenas o trabalho da mente humana nas coisas de Deus. Como resultado, eles se desviarem da verdade com muita má doutrina. Sendo assim, Paulo advertiu os colossenses: “Cuidai que não haja ninguém que vos faça de vós [que vos leve como – JND] presa sua meio da sua filosofia e vão engano, segundo a tradição [ensino – JND] dos homens, segundo os rudimentos [elementos – JND] do mundo, e não segundo Cristo” (TB). Paulo destaca aqui o triste efeito deste ensinamento que finalmente leva os crentes para longe de Cristo.
Paulo expõe essa linha filosófica de ensino como sendo “vão engano” porque ministrava ao orgulho do homem. Como emana da mente dos homens, todo esse raciocínio humano nunca leva em conta o fim do homem na carne sob o juízo de Deus na cruz, como fazia o evangelho que Paulo pregava (Rm 6:6; 8:3). Essa linha humana de ensino faz algo do homem na carne. Vê algum bem no homem e procura cultivá-lo e, assim, ministra enganosamente à vaidade do homem. É por isso que é chamado vão engano.
Aos Cristãos procurarem conhecimento nos assuntos da vida dos filósofos gregos não convertidos mostra claramente que eles não entendem que “o homem natural não compreende [aceita – TB] as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Co 2:14). Simplificando: os filósofos do mundo não podem dar a verdade ao Cristão porque eles não a têm! O melhor que eles podem oferecer é apenas mera razão humana. Eles podem ter grandes pretensões de ter um conhecimento espiritual mais elevado, mas na realidade Paulo diz que são apenas os “rudimentos [elementos] do mundo”. “Os gregos buscam sabedoria” (1 Co 1:22), mas é “a sabedoria deste mundo” (1 Co 2:6). Além disso, grande parte de sua sabedoria mundana está cheia de incertezas. Cada nova geração de filósofos geralmente contradiz a geração anterior, de modo que aquele que busca o conhecimento não tem esperança real para descansar sua alma. Se nos aprofundarmos na filosofia e na sabedoria dos homens, em breve seremos preenchidos com esse tipo de coisa e Cristo será deixado de fora.
Vs. 9-10 – Pelo contrário, em Cristo “habita corporalmente toda a plenitude da Divindade”. O argumento de Paulo ao afirmar isso é mostrar que em Cristo no alto há tudo o que podemos precisar ou desejar. Se quisermos “sabedoria”, a temos n’Ele (1 Co 1:30) e no Mistério (Cl 2:3). Não há, portanto, necessidade de recorrer a filósofos mundanos para iluminação. Assim, Paulo diz que os crentes são “perfeitos [completos – JND] n’Ele”. Quanto à nossa posição diante de Deus e à nossa porção em Cristo, simplesmente não há nada que possa ser acrescentado a elas. (O capítulo 1:19 refere-se à plenitude da Divindade habitando em Cristo como um Homem na Terra durante Sua vida e ministério, enquanto aqui, no capítulo 2:9, refere-se a Ele como um Homem glorificado no alto.)
Além disso, se alguém pensasse que os seres angélicos eram realmente algo especial e objetos a serem admirados (como esses mestres defendiam), eles precisavam entender que Cristo é o Criador de todos esses seres (Sl 104:4). e, como tal, Ele é “o Cabeça de todo principado e poder [autoridade – JND]. Este fato prova que Ele é incomparavelmente superior a eles. Na realidade, a posição dessas criaturas angélicas diante de Deus é na verdade inferior à dos Cristãos! Como filhos de Deus na nova ordem da criação, estamos em uma posição muito mais elevada que os anjos. Estando sentados juntos “nos lugares celestiais em Cristo Jesus”, estamos muito “acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro” (Ef 1:21; 2:6). Eles são realmente nossos servos, ordenados por Deus para nos ajudar em várias situações da vida (Hb 1:14). Não somos considerados completos nesses seres; nossa plenitude está em Cristo. Além disso, como membros do corpo de Cristo, temos uma união especial com Ele como a Cabeça, pela habitação do Espírito Santo - mas essas criaturas não têm essa união. (Nota: o versículo 10 se refere a anjos eleitos em suas diferentes capacidades, enquanto o versículo 15 se refere a diferentes categorias de anjos caídos.)

O Remédio

Vs. 11-15 – O remédio para todo o racionamento e especulação humanos nas coisas de Deus é entender o significado da morte e ressurreição de Cristo. Paulo traz isto aqui, dizendo: “no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados com Ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados [com Ele – JND] pela fé no poder [na obra – JND] de Deus, que O ressuscitou dentre os mortos” (AIBB). Como essas ideias filosóficas são errôneas e depreciativas para com a Pessoa e a obra de Cristo, é claro que elas emanam do homem na carne – isto é, toda aquela ordem de vida que segue a natureza pecaminosa caída no homem. Assim sendo, Paulo declara que na morte de Cristo (a qual ele se refere como “a circuncisão de Cristo”), Deus condenou o homem na carne (que ele chama de “o corpo da carne”), e como tal, Ele a deixou de lado como inútil. Assim, tudo o que tem a ver com o homem na carne – desde seus pecados mais imundos aos seus raciocínios filosóficos do assim chamado conhecimento superior – foi julgado por Deus na morte de Cristo. Assim, Sua morte marcou o fim judicial do homem na carne diante de Deus (Rm 6:6; 8:3). A KJV e a ARF acrescentou as palavras “dos pecados” no versículo 11, mas sem suficiente autoridade de manuscrito e, portanto, não deveria estar no texto. O assunto no verso não são as ações da carne, mas a carne como um sistema maligno no homem caído que controla seus movimentos. O ponto aqui é que a morte do Senhor não apenas cuidou do fruto da natureza pecaminosa caída (os pecados do crente), mas também condenou a própria raiz que produzia esses pecados e que tirou tudo isso de diante de Deus.
Além disso, os Cristãos, por meio de sua identificação com a morte de Cristo, foram “circuncidados com a circuncisão não feita por mãos”, e assim, diante de Deus, foram cortados judicialmente de toda conexão que tinham com a carne. O crente também é visto como sendo “sepultado” com Cristo, como demonstrado na ordenança do “batismo”. Além disso, o crente também é visto como “ressuscitado com Ele”. Assim, somos identificados com toda uma nova ordem de vida em Cristo.
Como mencionado acima, Paulo usa as palavras “circuncisão” e “corpo” em um sentido simbólico nesta passagem. Quanto ao uso da palavra “corpo” nesta passagem, descreve todo o sistema de vida após a carne. Similarmente, poderíamos dizer: “O corpo do conhecimento científico”, ou “o corpo do conhecimento médico”, etc. J. A. Trench explicou como: “‘O corpo do pecado’ – isto é, todo o seu sistema e força, como nós digamos, o corpo de um rio ... É todo o sistema e a totalidade dele” (Truth for Believers, vol. 2, págs. 77, 83). J. N. Darby disse: “Ele [Paulo] toma a totalidade e o sistema do pecado no homem como um corpo que é anulado pela morte” (Synopsis of the Books of the Bible em Romanos 6). E. Dennett disse algo semelhante: “Pode ser bom dizer que ‘o corpo do pecado’ é a totalidade do pecado em sua energia dominante” (The Christian Friend, vol. 23, pág. 182). Assim, Paulo não está falando do corpo humano aqui.
A conclusão prática da morte e ressurreição de Cristo, como aplicada aos crentes, é que os Cristãos (caracteristicamente) acabaram com a carne. Seu “batismo” significa isso (vs. 12). Eles, portanto, rejeitam tudo a ver com a carne e agora vivem para Deus como totalmente desconectados daquela velha ordem de vida. Aplicando isto à situação que os colossenses estavam enfrentando, eles deveriam rejeitar todo o esquema de ensino racionalista que estava sendo apresentado pelos falsos mestres, porque era da carne – e tudo que tem a ver com a carne deve sair. da vida do crente.
Vs. 13-15 – Paulo passa para o que foi realizado em nós e para nós por meio da morte e ressurreição de Cristo. Ele diz: “E vós, estando mortos em ofensas e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou junto com Ele, havendo nos perdoado todas as ofensas; havendo apagado o manuscrito de ordenanças que permanecia diante de nós, o qual era contrário a nós, Ele também o tirou do caminho, tendo-o pregado na cruz; havendo despojado principados e ridades, Ele fez uma demonstração deles publicamente, levando-os em triunfo por ela” (JND). Como mencionado, o crente foi “vivificado junto” com Cristo em uma nova esfera de vida onde ele vive para Deus. (Veja também Ef 2:5). O versículo 13a refere-se aos crentes gentios. Isso é indicado pelas palavras “vós” e “vossa”, pois os colossenses eram uma companhia de gentios convertidos; enquanto que o versículo 14 se refere aos crentes judeus. Isto é indicado pela palavra “nós”. Paulo estava falando com seus compatriotas, e assim ele se inclui. (Isso não é incomum nos escritos de Paulo. Compare Ef 1:12-13, 2:1-3, 17, etc.)
Paulo se concentra em três coisas particulares que resultaram da morte e ressurreição de Cristo:

A) No que diz respeito aos crentes, a obra de Cristo na cruz lançou as bases para o seu perdão eterno. Assim, Paulo diz: havendo nos perdoado todas as ofensas”. (O “nos” aqui se refere tanto aos judeus quanto aos gentios.) O conhecimento desse grande fato purifica a consciência da culpa e dá gozo ao crente. Ele menciona isso para mostrar que nesta nova esfera de vida com Cristo ressuscitado, a questão dos pecados do crente nunca surgirá – foi eternamente resolvida.

B) No que diz respeito às ordenanças legais no judaísmo a que Israel estava vinculado, Paulo diz: “havendo apagado o manuscrito de ordenanças que permanecia diante de nós” O “nós” aqui se refere aos crentes judeus, pois o manuscrito de ordenanças nunca foi contra os gentios. Eles nunca se colocam sob as obrigações legais do Velho Pacto. Nos dias de Moisés, Israel colocou seu “manuscrito” (sua assinatura, por assim dizer) nas obrigações da lei, declarando: “Todas as palavras que o Senhor tem falado faremos” (Êx 24:3). Moisés ratificou seu compromisso com aquela aliança legal com o sangue de um sacrifício, e assim eles estavam ligados a ela (Hb 9:18-21). A história registra tristemente que eles falharam em guardar a lei em todos os aspectos (At 7:53). Por isso, essas ordenanças “permaneciam” contra eles em um sentido acusatório.
No entanto, na obra consumada de Cristo na cruz, Ele não só suportou a maldição da lei quebrada (Is 53:8b; Gl 3:13; Sl 88), mas Sua morte anulou as obrigações legais da lei sob as quais Israel se colocara. Isso não significa que a lei tenha sido removida; ainda tem sua aplicação a Israel em nível nacional e aos pecadores incrédulos (1 Tm 1:8-10). A lei não está morta e foi-se; é o crente que está morto e foi-se – por meio de sua identificação com a morte de Cristo (Rm 6:2-8). O crente no Senhor Jesus Cristo está “morto para a lei” (Rm 7:4-6), e a lei não tem aplicação a um homem morto (Rm 7:1). Assim, todo o sistema legal foi anulado para cada judeu que acredita em Cristo. A morte de Cristo a “tirou do caminho” (a obrigação, não a lei). Paulo, sendo um crente judeu, usa a palavra “nós” aqui para indicar de que ele e seus compatriotas foram libertados. Ele acrescenta: “Pregando-o na cruz”. Isso se refere à acusação que permanecia contra os judeus por falharem em guardar a lei. Foi cancelada e a declaração desse fato foi exposta publicamente. É uma alusão ao costume romano de cravar na cruz onde um criminoso morre, a declaração do seu crime, indicando a todos a natureza da ofensa dessa pessoa. (Veja Jo 19:19-22.)

C) Em relação aos nossos inimigos espirituais – Paulo diz: “havendo despojado principados e autoridades”. Isto se refere aos seres angélicos caídos (que foram enfileirados contra Cristo) sendo completa e absolutamente derrotados. Eles tentaram desviar o Senhor de fazer a vontade do Pai de Ele ir à cruz e beber o cálice do juízo. Ele venceu as forças do mal pela simples obediência (Jo 18:11, 19:17). Cristo agora está em total supremacia sobre esses inimigos espirituais, tendo obtido uma vitória aberta sobre eles na cruz (Cl 2:15) e na sepultura (Hb 2:14). Embora derrotados, esses agentes malignos de Satanás ainda não estão no abismo, e atualmente se opõem aos santos que vivem em comunhão com Deus na nova esfera de vida na qual foram introduzidos por terem sido ressuscitados e vivificados juntamente com Cristo. Esses inimigos se opõem à liberdade dos santos e ao gozo de sua porção em Cristo nos lugares celestiais. Mas como o Senhor subjugou o poder deles, uma provisão completa foi feita para nós na “armadura de Deus” para que possamos viver em comunhão ininterrupta com Deus (Ef 6:10-18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário