O Novo Homem
Vs. 10-15 – Tendo declarado o
lado negativo das coisas, Paulo continua a dar o lado positivo em conexão com o
novo homem. Ele diz: “tendo colocado o
novo (homem), renovado para o pleno conhecimento de acordo com a imagem daqu’Ele
que o criou, onde não há grego e judeu, circuncisão e incircuncisão, bárbaro,
cita, escravo, livre; mas Cristo é tudo e em todos” (JND). Assim como o desvestir
do velho homem, o vestir do novo homem é uma coisa que foi feita quando uma
pessoa assumiu a posição Cristã. As exortações práticas que se seguem nos
versículos 12-15 baseiam-se neste fato.
O “novo homem”, como o velho homem, é um termo abstrato. Indica a
perfeição moral na raça da nova criação sob Cristo. Enquanto o velho homem é
caracterizado por ser “corrupto” e “enganoso”, o novo homem é
caracterizado por “justiça” e “santidade” (Ef 4:22-24). O novo homem foi
visto pela primeira vez “em Jesus” (Ef
4:21). Isto é, os homens viram pela primeira vez essa perfeição moral quando o
Senhor Jesus andou aqui neste mundo. (“Jesus”
é o nome de Sua Humanidade.) Assim como o velho homem não é Adão pessoalmente,
o novo homem não é Cristo pessoalmente. G. Davison disse: “O novo homem não é Cristo pessoalmente, mas é Cristo
caracteristicamente” (Precious Things,
vol. 3, pág. 260). Como mencionado anteriormente, o novo homem é frequentemente
confundido com a nova vida e natureza no crente. As pessoas dirão erroneamente:
“O novo homem em nós precisa se alimentar de Cristo”. Ou: “Nosso novo homem
precisa de um objeto – Cristo”. Seria mais correto dizer que a nova vida em nós precisa se alimentar de
Cristo.
V. 11 - Paulo menciona quatro coisas que marcam a antiga ordem
de criação que não fazem parte da nova ordem de criação:
- “grego e judeu” – sem distinções nacionais.
- “circuncisão e incircuncisão” – sem distinções religiosas.
- “bárbaro, cita” – sem distinção intelectual.
- “servo nem livre” – sem distinções sociais.
Assim, as distinções de raça,
religião, cultura e classe são todas superadas na nova posição do crente em
Cristo, a Cabeça da nova criação. Acrescentando, “Cristo é todas as coisas e em todos” (JND), Paulo estava indicando
que tudo na nova ordem de vida em Cristo toma o caráter d’Ele, pois Ele é o
Cabeça da nova raça (Ap 3:14). Ele é “tudo
e em todas as coisas” (Cl 3:11 – TB).
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