sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Ação de Graças de Paulo


Ação de Graças de Paulo

Vs. 3-8 – Paulo começa agradecendo a Deus pelos colossenses. Ele diz: “Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós” (v. 3). Assim, queria que eles soubessem que ele apreciava a obra de graça de Deus neles e que  estava orando por eles.
Vs. 4-5 – Em um esforço para ajudar os colossenses a reconquistarem um senso de união com Cristo como Cabeça do corpo – que eles perderam, ou estavam em perigo de perder – Paulo começou no ponto em que eles estavam espiritualmente e empenhou-se a partir dele. Esta união, felizmente, nunca pode ser perdida, mas o sentido prático dela pode ser. Quando isso ocorre, os santos deixam de olhar para Cristo para todas as suas necessidades espirituais e, assim, não retêm a cabeça praticamente (cap. 2:19 – ATB). Em vez disso, eles começam a procurar outras coisas que eles acham que lhes darão satisfação espiritual. Isso, mais ou menos, era a situação dos colossenses. Eles estavam em perigo de ter suas mentes afastadas de Cristo e da sua porção n’Ele. Eles estavam, em alguma medida, fascinando-se com as ideias filosóficas de alta-eloquência dos místicos, e pensavam que essas coisas preencheriam suas necessidades espirituais.
Começando onde ele percebeu que os colossenses estavam espiritualmente, Paulo menciona três virtudes Cristãs que eram evidentes entre eles – “fé”, “amor” e “esperança” – e os recomenda por essas coisas. Ele tinha “ouvido” isso por meio de notícia, não tendo ido pessoalmente a Colossos. Essas virtudes devem acompanhar cada conversão e devem ser vistas na vida de todo crente como evidência de que ele é verdadeiramente salvo. Essas três coisas estão agrupadas em pelo menos dez lugares no Novo Testamento (1 Co 13:13; Gl 5:5-6; Ef 1:15-18, 4:2-5; Cl 1:4-5; 1 Ts 1:3, 5:8; Hb 6:9-12; 1 Pe 1:3-8, 21-22) e são vistos nas Escrituras como essenciais para o crescimento espiritual e para a prática da vida Cristã. Elas são as fontes que energizam a vida de um Cristão e fazem com que ele viva por coisas invisíveis e eternas, pelas quais sua fé abraçou.
A deles era “em Cristo Jesus” que está à destra de Deus no céu e amor deles era para com “todos os santos” na Terra. Isso mostra que o amor deles, como o dos efésios (Ef 1:15), não foi estreitado em si mesmo. Eles amavam todo o povo de Deus, e isso é louvável. Devemos ter o mesmo amor por todos os Cristãos – não apenas aqueles com quem nos encontramos no mesmo terreno de reunião. Podemos não ser capazes, com boa consciência, de andar em comunhão com todos os Cristãos por conta de alguns que sustentam má doutrina (2 Jo 9-11; 2 Tm 2:16-21) e outros que estão na prática de mal moral (1 Co 5:11; 2 Tm 3:1-5), mas ainda podemos amar todos os santos de Deus e orar por eles.
Os colossenses também estavam vivendo em vista de sua esperança de estar “no céu”. Isso também era louvável. Eles foram marcados por sua firme espera pelo retorno do Senhor. Ao dizer: “Por causa da esperança”, Paulo sugere que o amor deles por todos os santos era porque eles sabiam que todos os santos compartilham a mesma esperança comum de estarem juntos no céu. Com essa “esperança” diante deles, produziu afeições corretas para com o povo de Deus os quais estarão todos juntos um dia. Nas Escrituras, a esperança não é usada da mesma maneira que no vernáculo comum da linguagem de hoje. Usamos a palavra em nossos dias para nos referirmos a algo que gostaríamos de ver acontecer, mas não temos garantia de que isso acontecerá. Na Bíblia, a esperança é uma certeza adiada; tem expectativa com segurança relacionada a ela. Assim, temos a certeza de que o Senhor virá porque a Escritura nos diz que Ele virá novamente para nos receber a Si mesmo (Jo 14:2-3). Essas três virtudes mostraram que os colossenses no geral estavam em bom estado.
Vs. 6 – Além disso, visto que o evangelho primeiro veio a eles e eles o receberam em fé, ele estava “produzindo fruto e crescendo”(ARA). Isso significa que eles mesmos não apenas acreditaram nas boas novas, mas também estavam compartilhando-as com os outros, e essas pessoas estavam sendo salvas também. Este foi outro sinal de que os colossenses no geral estavam em um estado saudável.
Ao dizer que o evangelho estava “em todo o mundo”, Paulo não estava querendo dizer que cada pessoa no mundo havia ouvido o evangelho, mas que pessoas de “todas as nações que estão debaixo do céu” no mundo habitável estavam ouvindo isso (At 2:5). O uso de Paulo da palavra “as” aqui no versículo 6 indica que os colossenses tinham ouvido a mesma mensagem de graça que estava sendo pregada em outras partes do mundo. E, em cada lugar em que foi anunciada, não havia a menor indicação dada a alguém de que precisavam buscar conhecimento superior além do qual os apóstolos lhes haviam transmitido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário