Ação de Graças de Paulo
Vs. 3-8 – Paulo começa
agradecendo a Deus pelos colossenses. Ele diz: “Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre
por vós” (v. 3). Assim, queria que eles soubessem que ele apreciava a obra
de graça de Deus neles e que estava
orando por eles.
Vs. 4-5 – Em um esforço para
ajudar os colossenses a reconquistarem um senso de união com Cristo como Cabeça
do corpo – que eles perderam, ou estavam em perigo de perder – Paulo começou no
ponto em que eles estavam espiritualmente e empenhou-se a partir dele. Esta
união, felizmente, nunca pode ser perdida, mas o sentido prático dela pode ser.
Quando isso ocorre, os santos deixam de olhar para Cristo para todas as suas
necessidades espirituais e, assim, não retêm a cabeça praticamente (cap. 2:19 –
ATB). Em vez disso, eles começam a procurar outras coisas que eles acham que
lhes darão satisfação
espiritual. Isso, mais ou menos, era a situação dos colossenses. Eles estavam
em perigo de ter suas mentes afastadas de Cristo e da sua porção n’Ele. Eles
estavam, em alguma medida, fascinando-se com as ideias filosóficas de alta-eloquência dos
místicos, e pensavam que essas coisas preencheriam suas necessidades
espirituais.
Começando onde ele percebeu
que os colossenses estavam espiritualmente, Paulo menciona três virtudes Cristãs que eram evidentes entre eles – “fé”, “amor” e “esperança” – e
os recomenda por essas coisas. Ele tinha “ouvido”
isso por meio de notícia, não tendo ido pessoalmente a Colossos. Essas virtudes
devem acompanhar cada conversão e devem ser vistas na vida de todo crente como
evidência de que ele é verdadeiramente salvo. Essas três coisas estão agrupadas
em pelo menos dez lugares no Novo
Testamento (1 Co 13:13; Gl 5:5-6; Ef 1:15-18, 4:2-5; Cl 1:4-5; 1 Ts 1:3, 5:8; Hb
6:9-12; 1 Pe 1:3-8, 21-22) e são vistos nas Escrituras como essenciais para o
crescimento espiritual e para a prática da vida Cristã. Elas são as fontes que
energizam a vida de um Cristão e fazem com que ele viva por coisas invisíveis e
eternas, pelas quais sua fé abraçou.
A fé deles era “em Cristo
Jesus” que está à destra de Deus no céu e amor deles era para com “todos os santos” na Terra. Isso mostra
que o amor deles, como o dos efésios (Ef
1:15), não foi estreitado em si mesmo. Eles amavam todo o povo de Deus, e isso é louvável. Devemos ter o mesmo amor
por todos os Cristãos – não apenas aqueles com quem nos encontramos no mesmo
terreno de reunião. Podemos não ser capazes, com boa consciência, de andar em
comunhão com todos os Cristãos por conta de alguns que sustentam má doutrina (2
Jo 9-11; 2 Tm 2:16-21) e outros que estão na prática de mal moral (1 Co 5:11; 2
Tm 3:1-5), mas ainda podemos amar todos os santos de Deus e orar por eles.
Os colossenses também estavam
vivendo em vista de sua esperança de
estar “no céu”. Isso também era
louvável. Eles foram marcados por sua firme espera pelo retorno do Senhor. Ao
dizer: “Por causa da esperança”,
Paulo sugere que o amor deles por todos os santos era porque eles sabiam que
todos os santos compartilham a mesma esperança comum de estarem juntos no céu.
Com essa “esperança” diante deles,
produziu afeições corretas para com o povo de Deus os quais estarão todos juntos
um dia. Nas Escrituras, a esperança não é usada da mesma maneira que no
vernáculo comum da linguagem de hoje. Usamos a palavra em nossos dias para nos
referirmos a algo que gostaríamos de ver acontecer, mas não temos garantia de
que isso acontecerá. Na Bíblia, a esperança é uma certeza adiada; tem
expectativa com segurança relacionada a ela. Assim, temos a certeza de que o
Senhor virá porque a Escritura nos diz que Ele virá novamente para nos receber
a Si mesmo (Jo 14:2-3). Essas três virtudes mostraram que os colossenses no geral
estavam em bom estado.
Vs. 6 – Além disso, visto que
o evangelho primeiro veio a eles e eles o receberam em fé, ele estava “produzindo fruto e crescendo”(ARA).
Isso significa que eles mesmos não apenas acreditaram nas boas novas, mas
também estavam compartilhando-as com os outros, e essas pessoas estavam sendo
salvas também. Este foi outro sinal de que os colossenses no geral estavam em
um estado saudável.
Ao dizer que o evangelho
estava “em todo o mundo”, Paulo não
estava querendo dizer que cada pessoa no mundo havia ouvido o evangelho, mas
que pessoas de “todas as nações que
estão debaixo do céu” no mundo habitável estavam ouvindo isso (At 2:5). O
uso de Paulo da palavra “as” aqui no
versículo 6 indica que os colossenses tinham ouvido a mesma mensagem de graça
que estava sendo pregada em outras partes do mundo. E, em cada lugar em que foi
anunciada, não havia a menor indicação dada a alguém de que precisavam buscar
conhecimento superior além do qual os apóstolos lhes haviam transmitido.
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