quarta-feira, 21 de novembro de 2018

O Poder Espiritual Para Agir de Acordo com a Verdade


O Poder Espiritual Para Agir de Acordo com a Verdade

Vs. 16-17 – Paulo nos exortou a vestir as características morais do novo homem, mas a questão é: “Como?” Ele prossegue abordando isso a seguir. Alguns dirão que devemos cultivar as graças Cristãs fazendo um esforço para agir como Cristo em todas as situações da vida. No entanto, Paulo não indica que essas coisas são colocadas por qualquer esforço consciente do crente. Antes, ele diz: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração E, (tudo) quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai”. Ele fala de duas coisas aqui: a necessidade de nos enchermos com as coisas de Cristo pelas várias maneiras que Paulo estabelece, e estarmos engajados com as coisas da vida que podem ser feitas para a glória de Cristo. Quando estamos ocupados com essas coisas, as características morais de Cristo serão formadas em nós pelo Espírito com bastante naturalidade (2 Co 3:18). Da mesma forma, uma árvore produz frutos como resultado natural do sistema radicular absorvendo água e nutrientes do solo. É verdade que devemos nos exercitar “piedade” (1 Tm 4:7), mas isso é feito agindo sobre o próprio princípio que Paulo aborda aqui – estando cheio das coisas de Cristo. A atual produção de “fruto” se dá em nós pelo Espírito quando estamos ocupados com Cristo e Seus interesses (Gl 5:22-25).
“A Palavra de o Cristo[1] (JND) é a verdade que pertence especificamente a Cristo e à Igreja. Isto é indicado na expressão “o Cristo” que denota a união mística da Cabeça com os membros do corpo (1 Co 12:12-13). “Sabedoria, ensino e admoestação” são instruções específicas relativas à colocação dessa verdade em prática.
“Salmos, hinos, cânticos espirituais” são três tipos de composições Cristãs que expressam pensamentos e sentimentos espirituais em relação ao Senhor, à verdade e ao caminho em que trilhamos. “Salmos” não são, como alguns pensam, os Salmos do Velho Testamento. Estas são composições baseadas em experiências Cristãs pelas quais os santos passaram, caminhando com o Senhor. Se fossem os salmos do Velho Testamento, o Espírito de Deus teria acrescentado o artigo “os” como em Lc 24:44[2] e At 13:33. Os Salmos do Velho Testamento são composições judaicas expressando sentimentos e experiências judaicas; elas não têm um caráter Cristão e não transmitem adequadamente o conhecimento e sentimento Cristão. Por exemplo, o nome do Pai, que é característico do Cristianismo, não é conhecido neles. Portanto, a vida eterna não está em vista nos Salmos (Jo 17:3). Além disso, o conhecimento da obra consumada de Cristo não é conhecida pelos escritores dos Salmos, nem a aceitação do crente em Cristo diante de Deus por meio da habitação do Espírito. Os Salmos do Velho Testamento não retratam os sentimentos de quem tem uma consciência purificada e conhece a paz com Deus. Consequentemente, eles são compostos com um elemento de medo do julgamento de Deus, mesmo que eles tenham fé. Além disso, a esperança nos Salmos não é o céu, mas viver na Terra no reino do Messias de Israel (Sl 25:13, 37:9, 11, 29, 34, etc.). A adoração é também de uma ordem judaica em um templo terrestre; o lugar da adoração de um Cristão dentro do véu é totalmente desconhecido. Além disso, o clamor em muitas das orações nos Salmos é por vingança contra seus inimigos, que não é a atitude de um Cristão que abençoa aqueles que o amaldiçoam e ora por aqueles que os tratam injustamente. Os Cristãos podem lê-los e obter um entendimento das circunstâncias do remanescente judaico na Tribulação vindoura, e também obter conhecimento dos princípios morais de Deus neles que são aplicáveis aos santos de todas as épocas, e assim receber consolo e esperança em suas circunstâncias da vida.
“Hinos” são composições que expressam adoração e se dirigem diretamente a Deus Pai e ao Senhor Jesus Cristo. Estes podem tomar a forma de orações. “Canções espirituais” são composições que contêm verdades espirituais de acordo com a revelação Cristã pelas quais somos instruídos e exortados no caminho Cristão. Eles podem estar na forma de “ensino” a nós sobre algum aspecto da verdade do Novo Testamento, ou de “admoestação” quanto a algum ponto prático da vida Cristã.
Quando estamos imersos nessas coisas espirituais que têm a ver com Cristo, o poder do Espírito será evidente em nossa vida, e Cristo será visto em nós.


[1] “O Cristo” é uma expressão nos escritos de Paulo que se refere à união mística de Cristo, a Cabeça, e os membros do Seu corpo, pela habitação do Espírito Santo (1 Co 12:12-13 – JND).

[2] N. do T.: Em algumas versões em português a palavra “nos” está grafada em itálico, significando que não se encontra nos manuscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário