sexta-feira, 16 de novembro de 2018

O Relacionamento de Colossenses e Efésios


O Relacionamento Entre Colossenses e Efésios

As epístolas aos Efésios e aos Colossenses têm uma grande semelhança no caráter e poderiam ser chamadas de epístolas “companheiras”. Alguém apontou que nada menos que 54 versos dos 155 versos em Efésios são semelhantes aos encontrados em Colossenses! Ambos foram escritos de Roma, enquanto o apóstolo era um prisioneiro lá, e foram enviados na mesma ocasião (com a epístola a Filemom) pelo mesmo mensageiro – Tíquico (Ef 6:21-22). Onésimo é incluído na entrega da epístola colossenses (Cl 4:7-9).
Juntamente com Filipenses, essas três chamadas epístolas da “prisão” são encontradas lado a lado em nossas Bíblias e, no que diz respeito à revelação da verdade, se complementam uma à outra. Efésios e Colossenses desenvolvem a verdade do Mistério em dois aspectos diferentes, e em Filipenses vemos um homem (Paulo) andando no bem da verdade do Mistério. Assim, nos dá uma imagem do estado da alma que deve marcar alguém que conhece essa grande verdade. A epístola a Filemon (um colossense) também foi escrita ao mesmo tempo que a epístola aos Colossenses e foi levada por Onésimo para Filemon.
Colossenses é a contraparte de Efésios. Embora as duas epístolas tenham uma notável semelhança, em muitos aspectos elas se contrastam, dando o lado oposto (mas complementar) da verdade do Mistério. Por exemplo: 
  • Efésios desenvolve o lado futuro do Mistério. Isto é, o que será manifestado quando Cristo e a Igreja reinarem sobre o universo de acordo com o propósito eterno de Deus (Ef 1:8-10). Considerando que, Colossenses enfatiza sua manifestação presente desta grande verdade neste mundo por meio dos santos (Cl 1:27).
  • E Em Efésios, o crente é visto sentado em lugares celestiais com a criação abaixo dele (Ef 2:6), enquanto que em Colossenses o crente é visto na Terra com a esperança de estar no céu diante de sua alma (Cl 1: 5) .
  • Efésios vê os santos “em Cristo” (Ef 1:3, etc.), enquanto Colossenses enfatiza Cristo nos santos (Cl 1:27 – “Cristo em vós”).
  • Quanto à união de Cristo e a Igreja, Efésios, se ocupa dos privilégios do “corpo” – o corpo de Cristo sendo o verso do meio da epístola (Ef 4:12). Ao passo que Colossenses revela a plenitude que reside na “Cabeça” – a Cabeça sendo o verso do meio da epístola (Cl 2:19).
  • Em Efésios, a Igreja é vista como “a plenitude [o complemento – ATB] d’Ele, Quem enche tudo em todas as coisas (Ef 1:23), enquanto que em Colossenses, Cristo é a “plenitude” da Divindade e nossa completude está n’Ele (Cl 2:9).
  • Em Efésios, “o Espírito Santo” tem um lugar proeminente no desenvolvimento da verdade em relação ao crente, mas em Colossenses “o Espírito” é mencionado apenas uma vez (cap. 1:8).
  • A “herança”, em Efésios, é vista como as coisas materiais desta criação (Ef 1:11, 14, 18), enquanto que a herança em Colossenses é a nossa “porção” espiritual de bênçãos em Cristo nas alturas (Cl 1:12 – JND).
  • As duas coisas características de Deus com as quais o homem foi originalmente criado (“imagem” e “semelhança” - Gn 1:26), que foram perdidas na queda, são vistas como recuperadas na raça da nova criação nessas epístolas. Efésios se ocupa da semelhança sendo recuperada (Ef 4:21-32) e Colossenses da imagem sendo corrigida (Cl 3:5-14).
  • Efésios não tem “se” de condição, mas Colossenses tem (Cl 1:23, etc.).
  • Usando a tipologia na conquista de Canaã por Israel, Efésios vê o crente estabelecido no bem da terra, enquanto Colossenses vê o crente apenas sobre o Jordão, julgando-se em Gilgal. Portanto, ele ainda não está na posse da terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário