sexta-feira, 16 de novembro de 2018

EM RELAÇÃO À CRIAÇÃO (vs. 15b-17)


EM RELAÇÃO À CRIAÇÃO (vs. 15b-17)

Quanto à todo o universo, Cristo não é nada menos que o Criador de todo ele! Paulo diz que Ele é o “Primogênito de toda a criação” e explica por que: “Porque n’Ele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na Terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele”. Assim, a criação exibe a glória criadora de Cristo (Sl 19:1-3).
Alguns têm pensado que “Primogênito de toda a criação” significa que o Senhor foi o primeiro ser criado que Deus criou. Mas não é assim que o termo “Primogênito” é usado nas Escrituras e nelas o termo não tem nada a ver com ser o primeiro em ordem de nascimento. É verdade que o Senhor nasceu primeiro na família de José e Maria (Mt 1:25), mas não é isso o que esse termo significa. Pelo contrário, é usado para denotar a posição de uma pessoa acima dos outros – sendo primeiro em posição e, portanto, tendo preeminência sobre os outros (Êx 4:22; Rm 8:29; Hb 12:23). Por exemplo: Davi não nasceu primeiro na família de Jessé (1 Cr 2:13-15), mas o Senhor o chamou de “primogênito” (Sl 89:27). Da mesma forma, Efraim não nasceu primeiro na família de José (Gn 48:14), mas o Senhor o chamou de seu “primogênito” (Jr 31:9).
Cristo, ao entrar em Sua criação, sendo Quem Ele era (Deus “manifestado em carne” – 1 Tm 3:16) não poderia ter outro lugar além daquele de “Primogênito”. Quando aqui neste mundo, o Senhor não insistiu em Seus direitos como Primogênito – o que Ele fará num dia vindouro, quando tomar posse da herança de todas as coisas criadas na Sua Aparição. Mas Ele tinha esses direitos, e aqueles com fé reconheciam isso.
Essa passagem mostra claramente que Cristo é o Criador de “todas as coisas”. Muitas outras passagens confirmam isso (Jo 1:3, 10; Ef 3:9; Hb 1:2, 10; Ap 4:11). A Bíblia diz: “No princípio criou Deus os céus e a Terra” (Gn 1:1). “Deus” (Elohim) é plural, significando que todas as três Pessoas na Divindade participaram dessa obra de criação. Da mesma forma, “Criador”, como usado em Eclesiastes 12:1, é plural. Mas quando uma Pessoa na Divindade é selecionada como o Criador, é sempre o Filho. Tal é o caso aqui em Colossenses 1.
Na qualificação de “todas as coisas” que o Senhor criou, diz Paulo, “visíveis e invisíveis”. Isso indica os dois grupos exaustivos de coisas criadas. Não é por coincidência que Paulo menciona coisas invisíveis aqui, pois era esse lado das coisas que fascinava os colossenses. Eles precisavam saber que Cristo era o Criador de todas essas coisas invisíveis, e sendo o Criador delas significava que Ele era superior a elas. Por que, então, ficar enamorados dessas coisas quando fomos traduzidos para o reino do Filho do Seu amor e temos o privilégio de ter comunhão com o próprio Criador? Buscar as coisas que o Criador criou em vez do próprio Criador é sem sentido. Entender isso serviria para impedir que os colossenses se movessem na direção de coisas místicas.
Da mesma forma, não é uma coincidência que Paulo menciona “tronos, dominações, principados, ou potestades”. Estas são criaturas angélicas invisíveis em várias classes e capacidades, todas as quais foram criadas por Cristo. Os místicos estavam ensinando que os crentes deveriam adorar essas criaturas (cap. 2:18). Mas por que os Cristãos devem buscar e adorar os anjos, quando eles têm o próprio Criador para adorar?
“Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele”. Essa declaração mostra que, sendo uma Pessoa divina e eterna, Cristo existe fora do tempo. O uso do tempo presente “é” indica isso. Compare com Jo 8:58. O fato de que todas as coisas “subsistem” por Ele mostra que Ele não é apenas o Criador do universo, mas que Ele também é o Sustentador do universo. Mesmo quando Ele andava aqui como um homem humilde, a existência do universo dependia d’Ele! Isso é realmente surpreendente. O escritor de hinos afirmou este fato da seguinte forma:

Tu semblante transcendente!
Tu, Sol Criador de Vida!
Para mundos que de Ti dependem –
Mesmo assim moído e ainda cuspido.
L.F. # 119

A glória de Cristo na criação é uma glória adquirida; Ele a adquiriu criando os céus e a Terra. Existem três preposições diferentes usadas aqui para transmitir três pensamentos diferentes quanto a Cristo e à criação: 
  • “N’Ele” significa que toda força criadora (poder) reside n’Ele.
  • “Por Ele” significa que Ele é o instrumento ativo (agente) pelo qual o poder divino age.
  • “Para Ele” significa que Ele é o fim divino para o qual tudo foi feito; é para o Seu prazer (Ap 4:11).


Nenhum comentário:

Postar um comentário