sexta-feira, 16 de novembro de 2018

O Mistério


O Mistério

A epístola aos colossenses certamente repreende os Cristãos de se engajar no ensinamento místico e filosófico, mas ela tem mais um propósito mais importante por estar em nossas Bíblias; é uma das duas únicas epístolas que revelam a verdade de “o Mistério” – a mais elevada de todas as verdades. O mistério é aludido em Rm 16:25; 1 Co 2:7, 4:1 e 1 Tm 3: 9, mas só é desvendado em Efésios e Colossenses.
Poderíamos supor que, ao usar a palavra “Mistério”, como Paulo faz aqui, ele está se referindo a algo misterioso e difícil de entender. Mas isso não é o que ele significa. Ele está falando de algo “guardado em silêncio” (Rm 16:25 – ARA) que esteve “oculto em Deus” (Ef 3:9) que não havia sido revelado aos santos “em outras gerações” (Ef 3:4-5 – ARA), mas agora se tornou conhecido por meio de revelações especiais dadas aos apóstolos – e especialmente ao apóstolo Paulo (Cl 1:26). W. Kelly disse que o Mistério “não significa algo que você não pode entender, mas o que você não poderia conhecer antes que Deus lhe dissesse ... O mistério significa aquilo que foi mantido em segredo, não aquilo que não podia ser entendido, que é um noção humana de mistério; mas um segredo não revelado – um segredo ainda não divulgado no Velho Testamento, mas revelado plenamente no Novo” (Lectures on the Epistle to the Ephesians, págs. 25, 114).
O Mistério é a joia da coroa de Deus que completa a revelação divina da verdade (Cl 1:25). Como “todos os tesouros da sabedoria e da ciência” são achados nele (no Mistério), não há mais nada a ser revelado! (Cl 2:2-3 – AIBB e JND). Paulo enfatiza esse fato para mostrar aos colossenses que eles receberam tudo o que dizia respeito à revelação da verdade. Não havia, portanto, necessidade de sair do que Deus revelara no Mistério, em busca de mais verdades – que é o que os místicos estavam encorajando os santos a fazer.
O Mistério revela o grande propósito de Deus para glorificar Seu Filho em duas esferas – no céu e na Terra – no mundo vindouro (o Milênio), por meio de um vaso de testemunho especialmente formado, a Igreja, que é o corpo e a noiva de Cristo (Ef 1:8-10). A verdade revelada no Mistério não é a santa e gloriosa Pessoa de Cristo, nem a Sua vida de perfeita obediência como um Homem que andou neste mundo, nem a Sua morte e ressurreição ou a Sua vinda novamente para estabelecer o Seu reino no qual Ele irá reinar sobre o mundo. Essas coisas eram todas mencionadas no Velho Testamento e conhecidas por aqueles que estavam familiarizados com aquelas Escrituras. O Velho Testamento claramente predizia um Messias judaico reinando sobre toda a Terra com Israel e as nações gentias regozijando-se submissas a Ele. Mas o Mistério revela algo mais. Quando Cristo reinar, Ele terá um complemento celestial ao Seu lado – a Igreja, Seu corpo e Sua noiva. Deus usará esse vaso especial para realçar a glória de Cristo naquele dia de manifestação (Ap 21:9-22:5). Além disso, o Mistério revela que Cristo não apenas reinará sobre a Terra, mas sobre todo o universo (os céus e a Terra); tudo estará sob a administração de Cristo e da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário