sexta-feira, 16 de novembro de 2018

A Saudação


A Saudação

Vs. 1-2 – Ao escrever aos filipenses, Paulo não menciona seu apostolado, mas falou de Timóteo e de si mesmo como “servos [escravos]” do Senhor; enquanto aqui, escrevendo aos colossenses, ele emprega seu apostolado, afirmando que ele era um “apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus” (ATB). Isso é significativo; introduz sua autoridade oficial. Devido à natureza do problema enfrentado pelos colossenses, isso era necessário. Como mencionado, houve um grave erro doutrinário concernente à Pessoa e obra de Cristo sendo pressionado sore eles por certos mestres místicos. Paulo, portanto, usou sua autoridade apostólica para refutar o erro e insistir na verdade. As coisas eram completamente diferentes em Filipos; não havia nada lá que exigisse o uso de seu apostolado, e assim ele escreve para eles como “servos” do Senhor.
É de notar que Paulo disse que ele era um apóstolo “de Cristo Jesus”. (A KJV e a ARC dizem “Jesus Cristo”, mas deve ser traduzida por “Cristo Jesus”). Quando o título do Senhor (Cristo) é colocado antes do nome de Sua Humanidade (Jesus), refere-se a Ele como tendo completado a redenção e voltado ao céu como um Homem glorificado. Assim, Paulo estava indicando que ele recebeu seu apostolado de Cristo no céu (1 Co 9: 1). Pedro, por outro lado, chama a si mesmo de apóstolo “de Jesus Cristo” (1 Pe 1:1; 2 Pe 1:1). Declarar o nome da Humanidade do Senhor (Jesus) antes de Seu título (Cristo) se refere a Ele como tendo descido do céu para glorificar a Deus em Sua morte. Consequentemente, Pedro recebeu seu apostolado do Senhor quando o Senhor estava aqui na Terra (Lc 6:13-16).
Paulo acrescenta: “Pela vontade de Deus”. Isso significa que seu apostolado não era algo que ele buscava e desejava ter; era algo que o Senhor havia escolhido para ele (At 9:15). Paulo inclui “Timóteo” na saudação, não porque ele era o co-autor da epístola, mas porque ele deu testemunho da verdade que Paulo estava prestes a dar (2 Co 13:1).
Paulo se dirigiu aos colossenses como “santos e fiéis irmãos em Cristo” (ARA). Ser “santo”, no sentido em que ele estava falando aqui, é um resultado do que os crentes são diante de Deus por serem santificados pela fé na obra consumada de Cristo na cruz (Hb 10:10-14). (“Santificado” e “santidade” provêm da mesma palavra raiz no grego.) Este aspecto da santificação tem sido chamado de “santificação posicional”, porque se refere ao crente sendo separado da massa da humanidade para um lugar santo com Cristo. “Santo” significa “santificados” ou “separados”. Todos os santos são irmãos “santificados” em virtude do que Cristo realizou na redenção, mas nem todos podem ser irmãos “fiéis”. Isso mostra que existia um certo estado de alma entre os colossenses que possibilitava que eles tirassem proveito da verdade que Paulo estava prestes a dar a eles. F. B. Hole disse: “Todos os crentes podem ser justamente chamados de irmãos ‘santos’ porque todos são ‘santos’ ou ‘santificados’, isto é, ‘separados para Deus’. Mas podemos todos ser chamados de ‘irmãos fiéis’? Estamos todos avançando com fé e fidelidade? Deixe-nos levar estas perguntas ao coração pois o crente infiel provavelmente não apreciará muito nem entenderá a verdade revelada nesta epístola” (Paul’s Epistles, vol. 2, pág. 89).
Além disso, Paulo fala dos santos colossenses como estando “em Cristo”. Como mencionado anteriormente, “Cristo Jesus” se refere ao Senhor como um homem glorificado à destra de Deus. Ao declarar que os santos estavam “em Cristo”, Paulo estava indicando que eles permaneciam, no que diz respeito à sua posição diante de Deus, no mesmo lugar de aceitação do próprio Cristo! Isso é admirável, mas é exatamente o que a graça fez. Simplificando, estar “em Cristo” é estar no lugar de Cristo diante de Deus. É a posição de todos os Cristãos, independentemente de seu estado de alma. Os santos do Velho Testamento são abençoados por Deus no céu, mas não se diz que eles tenham essa bênção e posição. Os crentes em outras eras são “aceitos com Ele” (At 10:35 – KJV, ATB), mas somente os Cristãos são considerados “agradáveis... no Amado [Aceitos (em) n’Ele – KJV]! (Ef 1: 6). Esta ligação com Cristo no alto é pela habitação interior do Espírito Santo nos crentes. Assim, a posição em que os Cristãos estão diante de Deus é uma posição especial na família de Deus (ligada à filiação – Gl 3:26) que todos os outros em sua família não têm.
Paulo então diz: “Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo”. Assim, um suprimento fresco da graça divina do alto estava sobre os colossenses (assim como é sobre todos os Cristãos), e assim podiam contar com a ajuda de Deus em ficarem juntos contra as incursões do novo ensinamento místico que estava chegando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário