A Saudação
Vs. 1-2 – Ao escrever aos
filipenses, Paulo não menciona seu apostolado, mas falou de Timóteo e de si
mesmo como “servos [escravos]” do
Senhor; enquanto aqui, escrevendo aos colossenses, ele emprega seu apostolado,
afirmando que ele era um “apóstolo de
Cristo Jesus, pela vontade de Deus” (ATB). Isso é significativo; introduz
sua autoridade oficial. Devido à natureza do problema enfrentado pelos
colossenses, isso era necessário. Como mencionado, houve um grave erro
doutrinário concernente à Pessoa e obra de Cristo sendo pressionado sore eles
por certos mestres místicos. Paulo, portanto, usou sua autoridade apostólica
para refutar o erro e insistir na verdade. As coisas eram completamente
diferentes em Filipos; não havia nada lá que exigisse o uso de seu apostolado,
e assim ele escreve para eles como “servos”
do Senhor.
É de notar que Paulo disse
que ele era um apóstolo “de Cristo
Jesus”. (A KJV e a ARC dizem “Jesus
Cristo”, mas deve ser traduzida por “Cristo
Jesus”). Quando o título do Senhor (Cristo) é colocado antes do nome de Sua
Humanidade (Jesus), refere-se a Ele como tendo completado a redenção e voltado
ao céu como um Homem glorificado. Assim, Paulo estava indicando que ele recebeu
seu apostolado de Cristo no céu (1 Co 9: 1). Pedro, por outro lado, chama a si
mesmo de apóstolo “de Jesus Cristo”
(1 Pe 1:1; 2 Pe 1:1). Declarar o nome da Humanidade do Senhor (Jesus) antes de
Seu título (Cristo) se refere a Ele como tendo descido do céu para glorificar a
Deus em Sua morte. Consequentemente, Pedro recebeu seu apostolado do Senhor
quando o Senhor estava aqui na Terra (Lc 6:13-16).
Paulo acrescenta: “Pela vontade de Deus”. Isso significa
que seu apostolado não era algo que ele buscava e desejava ter; era algo que o
Senhor havia escolhido para ele (At 9:15). Paulo inclui “Timóteo” na saudação, não porque ele era o co-autor da epístola,
mas porque ele deu testemunho da verdade que Paulo estava prestes a dar (2 Co
13:1).
Paulo se dirigiu aos
colossenses como “santos e fiéis irmãos
em Cristo” (ARA). Ser “santo”,
no sentido em que ele estava falando aqui, é um resultado do que os crentes são
diante de Deus por serem santificados pela fé na obra consumada de Cristo na
cruz (Hb 10:10-14). (“Santificado” e “santidade” provêm da mesma palavra raiz
no grego.) Este aspecto da santificação tem sido chamado de “santificação
posicional”, porque se refere ao crente sendo separado da massa da humanidade para
um lugar santo com Cristo. “Santo”
significa “santificados” ou “separados”. Todos os santos são irmãos “santificados” em virtude do que Cristo
realizou na redenção, mas nem todos podem ser irmãos “fiéis”. Isso mostra que existia um certo estado de alma entre os colossenses
que possibilitava que eles tirassem proveito da verdade que Paulo estava
prestes a dar a eles. F. B. Hole disse: “Todos os crentes podem ser justamente
chamados de irmãos ‘santos’ porque todos são ‘santos’ ou ‘santificados’, isto
é, ‘separados para Deus’. Mas podemos todos ser chamados de ‘irmãos fiéis’?
Estamos todos avançando com fé e fidelidade? Deixe-nos levar estas perguntas ao
coração pois o crente infiel provavelmente não apreciará muito nem entenderá a
verdade revelada nesta epístola” (Paul’s Epistles,
vol. 2, pág. 89).
Além disso, Paulo fala dos
santos colossenses como estando “em Cristo”. Como mencionado
anteriormente, “Cristo Jesus” se refere ao Senhor como
um homem glorificado à destra de Deus. Ao declarar que os santos estavam “em Cristo”, Paulo estava indicando que eles permaneciam,
no que diz respeito à sua posição diante de Deus, no mesmo lugar de aceitação
do próprio Cristo! Isso é admirável, mas é exatamente o que a graça fez.
Simplificando, estar “em Cristo” é estar no lugar de Cristo diante de Deus.
É a posição de todos os Cristãos, independentemente de seu estado de alma. Os
santos do Velho Testamento são abençoados por Deus no céu, mas não se diz que
eles tenham essa bênção e posição. Os crentes em outras eras são “aceitos com Ele” (At 10:35 –
KJV, ATB), mas somente os Cristãos são considerados “agradáveis... no Amado [Aceitos (em) n’Ele – KJV]”! (Ef 1: 6). Esta ligação com Cristo no alto é pela habitação
interior do Espírito Santo nos crentes. Assim, a posição em que os Cristãos
estão diante de Deus é uma posição
especial na família de Deus (ligada à filiação – Gl 3:26) que todos os
outros em sua família não têm.
Paulo então diz: “Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso
Pai e da do Senhor Jesus Cristo”. Assim, um suprimento fresco da graça
divina do alto estava sobre os colossenses (assim como é sobre todos os Cristãos),
e assim podiam contar com a ajuda de Deus em ficarem juntos contra as incursões
do novo ensinamento místico que estava chegando.
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