Um Aviso
V. 23 – Paulo então
acrescenta uma advertência: “Se, na
verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes [não afastados – JND] da esperança do evangelho que tendes
ouvido”. Ao usar a palavra “se”
aqui, ele não estava insinuando que os santos de Colossos poderiam perder sua
salvação se não prosseguissem firmemente, mas porque havia uma possibilidade
real de que alguns entre eles fossem meros professantes. Paulo tinha razões
para crer que poderia haver alguns que estavam externamente ligados à companhia
Cristã em Colossos, mas não estavam vitalmente ligados a Cristo pela fé. Em
outras palavras, eles estavam indo para as reuniões da assembleia em Colossos,
mas não eram realmente salvos. O “vos”
neste verso, portanto, abrange todos os que invocaram o nome do Senhor em
Colossos, incluindo qualquer um que fosse meramente um professante da fé.
Aqueles que eram verdadeiros crentes manifestariam isso continuando na fé, e aqueles
que não tivessem fé mostrariam isso, não continuando. Assim, essa palavra de
cautela foi adicionada para verificar a mera profissão. Isso mostra que as
maravilhosas bênçãos incluídas na reconciliação são condicionadas a uma pessoa
ter fé real em Cristo, e que continuar no caminho da fé é a melhor maneira de
provar a realidade de uma pessoa.
Na verdade, existem dois
tipos de “se” na Escritura: um é um “se” de condição, e o outro é um “se” de argumento. Um “se” de condição
assume que existe a possibilidade de algum tipo de falha ocorrer no cumprimento
das condições envolvidas em um determinado assunto. Um “se” de argumento, por
outro lado, tem a ver com o escritor estabelecendo certos fatos em sua
apresentação, e então argumentar sobre esses fatos para estabelecer um determinado
ponto. Neste caso, a palavra “se” pode ser substituída por “já que”. (Veja os
capítulos 2:20 e 3:1). Paulo estava usando um “se” de condição neste versículo
23 porque havia uma possibilidade real de alguns não crerem no evangelho, e
isso seria evidente pelo fato de não continuarem na fé.
Aqueles que eram meros
professantes também se manifestariam aceitando as doutrinas blasfemas
apresentadas pelos falsos mestres da região. Note que Paulo não fala deles se
afastando, mas de estarem “afastados”.
Isso implica a influência de outros envolvidos no afastamento desses. A “esperança do evangelho” nesta passagem
é mais do que os santos sendo glorificados com Cristo no Arrebatamento. O
contexto aponta para a gloriosa consumação da reconciliação sendo levada a bom
termo tanto na Terra como nos céus, nos quais a Divindade encontrará a Sua plena
satisfação.
Ao falar do evangelho, Paulo
diz que ele foi “proclamado em toda a
criação” (JND). Ele não quis dizer que todos no mundo inteiro ouviram a mensagem
da graça de Deus, mas que sua esfera de operação não é menor do que cada pessoa
em toda a criação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário