quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Esposa (v. 18)


Esposa (v. 18)

A esposa Cristã deve “estar sujeita” ao marido, não porque o marido insiste nisso, mas porque isso “convém ao Senhor”. Isso expressa o lugar em que a Igreja foi estabelecida em relação a Cristo (Ef 5:22-24). Um motivo para sua submissão pode muito bem ser seu amor pelo marido – e isso, é claro, é bom. Mas como uma mulher Cristã sob o Senhorio de Cristo, ela tem um motivo maior para sua submissão – ela se submete porque é o que o Senhor quer que ela faça. Uma vez que toda esposa Cristã, em condições normais, quer agradar ao Senhor, ela deve ser feliz em fazê-lo, pois é a vontade de Deus.
Note que Paulo não diz que a esposa deve obedecer ao marido, como as crianças e os servos devem fazer. Isso é porque ela não tem o mesmo relacionamento com o cabeça da família que os filhos e servos têm. Se a obediência for exigida da esposa, isso tornaria o relacionamento em um casamento Cristão uma coisa legal. A submissão é diferente de obediência. É algo que vem do coração, enquanto que na obediência o coração da pessoa pode estar longe do ato de obedecer. Além disso, se problema entra no relacionamento do casamento, a submissão pode curar muitas das dificuldades que surgem. J. N. Darby disse: “A submissão é o princípio curativo da humanidade”.
Ocupar um lugar de submissão no relacionamento conjugal implica que ela não deve tomar o papel da liderança ou usurpar a autoridade do marido em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário